domingo, 31 de julho de 2022

Essência de eternidade

 

“Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.” (1Cor 13.12).

Esclarecimento: O objeto espelho, diferente do conhecido hoje, era feito de metal o que refletia as imagens com pouca nitidez. Face a face, revela a clareza e objetividade que teremos da eternidade (1Jo 3.2). Conheço em parte, revela a limitação do nosso conhecimento acerca da vida celestial no presente.

Com é a vida na outra dimensão?

1.      é um tipo de comunidade (... Façamos o homem... Gn 1.26), entre tantas interpretações, traz a ideia de coletividade, uma decisão plural.

Em Dt 6.4 temos a confissão de fé, a declaração doutrinária de Israel chamada Shemá (“Ouve”) - Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.”

A palavra hebraica aqui empregada para “único” (‘ehadh), significa uma unidade composta e, portanto, não exclui o conceito cristão de Trindade de Pessoas dentro daquela unidade, ou seja, coletividade.

A palavra hebraica que expressa unidade absoluta é yahidh, e nunca é usada para expressar a unidade da Deidade, SHEDD, sbb, 1997.

2.      Interação - existe uma interação entre os seres físicos e metafísicos. Este Ser Vivo, sempre visitou a terra “... SENHOR Deus, andava no jardim pela viração do dia...” interagindo com Adão e Eva (Gn 3.8).

3.      Comunicação - a carta de Paulo aos Efésios 3.10 reafirma a realidade dessa comunicação. O Ser Vivo (Deus), comunica aos outros seres vivos (anjos) sobre as dificuldades que o seu povo (igreja) enfrenta aqui na terra. Assim fica claro que na outra dimensão, a vida é comunitária, inteligente e de qualidade.

4.      Eles continuam vivos! Deus declarou: Eu Sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. Ele não é Deus de mortos e sim de vivos!  Para Deus todos vivem (Mt 22.32; Lc 20.38)

Como vivem os que partem para lá?

Os que partem, deixam o tempo e o espaço, e passam a viver o absoluto. A existência é um eterno presente. Se para nós que vivemos no Khrónos, (tempo calculado), faz aproximadamente 6.000 anos que Adão e Eva morreram. Para eles, que vivem o Kairós, tempo medido pela qualidade, memorável, eterno, ou Aíôn, (Tempo sagrado, eterno, cíclico e imensurável, o ontem, hoje ou amanhã, são as mesmas coisas.

Os que partem recebem o bem-vindo do Eterno “Vinde, benditos do meu Pai! Entrai...” (Mt 25.34). “São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap 7.14). Entram em uma qualidade vida onde não há lágrima, morte, dor, porque as primeiras coisas já passaram (Ap.21.4). Onde não haverá mais necessidade de oração pois “antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.”  (Is 65.24).

Algo notável deve ser observado, pois os que partem voltam. Na segunda vinda o Mestre trará, em sua companhia para a terra os que partiram (1Ts 4.14). “Mortos” e vivos se encontrarão nos ares com corpos glorificados (Ap. 20.4), reinarão com Cristo durante mil ano. Todos os salvos, (mártires e não mártires) compartilharão da eternidade! Oh glória!!!!

jcm

 

2 comentários: