Jurandir
& Loide
Vive-se uma pobreza muito grande
na questão do preparo teológico por boa parte da liderança evangélica atual. Igreja surge da noite para o dia fundamentada
em motivo, os mais diversos, porém poucas motivadas pelo ardor de conquista de
almas para o Reino dos céus.
A herança neo testamentária
reconhece igreja fundada em Cristo: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”
(Mt 16.18). “Pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” –
Jesus (Mt 21.42).
O vocábulo “igreja” deriva
do latim ecclesia, e por sua vez do
grego ekkêsia palavra esta que no
Novo Testamento, significa uma congregação local de cristãos e jamais um
prédio.
Ekkêsia,
era
uma reunião ou assembléia. O termo foi largamente usado na (Septuaginta) para
descrever a “congregação de Israel”, constituída no Sinai e se reunia na
presença do Senhor por ocasião das festividades anuais nas pessoas de seus
representantes masculinos (At 7.38).
Quer o uso cristão de ekklêsia, tenha sido adotado pela primeira vez segundo o emprego
gentio ou emprego judaico – o ponto continua sendo disputado – certamente era
subentendida “reunião” e não “organização” ou “sociedade”.
Localidade era essencial ao
seu caráter. A ekklêsia local não
era reputada como parte de alguma ekkêsia
de âmbito mundial.
Não há de forma explícita no
NT um código detalhado de regulamentos sobre o governo da igreja e a própria idéia
de tal código pode parecer repugnante a liberdade da dispensação do Evangelho;
no entanto, Cristo deixou atrás de Si um corpo de líderes (os apóstolos), por Ele
mesmo escolhido, ao qual forneceu princípios gerais para o exercício de sua
função reguladora.
Cristo separou doze para
qualificá-los e agirem como suas testemunhas (Mc 3.14). Foi um curso intensivo
que não esqueceu o estágio acompanhado. Pode-se calcular que a formação do
colégio apostólico demorou nada menos que seis anos já que era intensivo.
Teoria e prática presentes.
Foram dotados do poder do
alto, indispensável para qualquer que se aventura na área do pastoreio. Pastor
sem a plenitude do Poder do alto é vazio e inócuo! (At 1.8).
Foi-lhes igualmente
prometida uma função mais específica como juízes e governantes do povo de Deus
(Mt 19.28; Lc 22. 29,30), com poder de ligarem e desligarem (Mt 18.18), de
perdoarem e reterem pecados (Jo 20.23). Assunto para o próximo texto.
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