domingo, 10 de março de 2013

Reflexões Teológicas I


REFLEXÕES TEOLÓGICAS - 1
Para começo de conversa, uma pequena definição da palavra teologia. A palavra teologia tem sua origem no grego Theos = Deus, Logos = palavra. No sentido literal, é o estudo sobre Deus.
Toda Tradição Religiosa tem sua teologia, e cada uma delas tem, por sua vez, várias escolas de interpretação.
A Teologia cristã pode ser definida como as verdades fundamentais da Bíblia. Um teólogo cristão usa da exesege bíblica, análise racional e argumentos para entender, explicar, testar, criticar e defender o cristianismo.
Exesege é a interpretação profunda de um texto bíblico. Trata-se de uma palavra de origem grega que significa: retirar, derivar, extrair ou guiar.
O exegeta bíblico deve ter conhecimentos básicos sobre as línguas originais: Hebraica, Aramaica e Grega (koinê). O Velho Testamento foi escrito em Hebraico e partes em Aramaico.
A língua hebraica pertence ao grupo ocidental de línguas semíticas e é a língua Cananéia, falada pelos israelitas, que eram de origem araméia. Os israelitas falaram o hebraico até o cativeiro, (586-516 a.C); depois o hebraico foi suplantado pelo aramaico.
Encontra-se no VT passagens em aramaico: Daniel 2.4 – 7.28; Esdras 4.8 – 6.18; 7. 2 – 26; Jeremias 10.11. Duas palavras em Gênesis 31.47 “Chamou-lhe Labão Jegar-Saaduta; Jacó, porém, lhe chamou Galeede. Estes dois nomes significam respectivamente. Montão do Testemunho.
O Novo Testamento foi escrito em Grego comum, (koinê). Era a língua franca das terras do Oriente Próximo e do Mediterrâneo nos tempos romanos.
Para uma interpretação mais responsável dos escritos bíblicos é necessário um pouco de conhecimento destas línguas.
Na atualidade há uma pobreza teológica grande entre os pastores evangélicos. Assunto para a próxima reflexão.
Jurandir Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário