01/01/2023 – Dia da fraternidade universal ou Dia da
confraternização universal, é um feriado nacional no Brasil instituído por lei
em 1935 por Getúlio Vargas, e mundial proposto pela Organização das Nações
Unidas (ONU). A data simboliza recomeço e esperança.
Dia da Confraternização Universal e da Paz, que reflete o
desejo da união entre os povos que formam o planeta terra. É um feriado
mundial.
Além da Ucrânia, pelo menos 17 países apresentam conflitos ativos
ou algum combate armado, segundo levantamento do Projeto de dados de
Localização e Eventos de Conflitos Armados (Acled, na sigla em inglês) e sofrem
crises humanitárias e de segurança.
“E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras;
vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o
fim.” (Mt 24.6)
A excelência do amor fraternal
Texto – Salmos 133
Introdução
Para se entender a mensagem deste salmo, primeiro torna-se
necessário conhecer o pano de fundo que levou Davi a compô-lo ou seja, retornar
ao começo do segundo milênio (1025 a.C.).
Saul é morto na batalha contra os filisteus. A partir daí, Israel
sofre a primeira divisão.
Davi é ungido rei em Hebrom pelos homens de Judá (2Sm 2.4), e
Is-Bosete, filho de Saul é proclamado rei sobre o restante de Israel (2Sm 2.8).
Essa divisão oportuna o começo de uma guerra civil que termina com
20 soldados do exército de Davi mortos e 300 do exército de Is-Bosete.
O comandante do exército de Is-Bosete, Abner, se envolve em um caso
amoroso com Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul, isto desagrada Is-Bosete
(2Sm 3.7) que chama atenção de Abner.
Abner fica furioso e resolve abandonar Is-Bosete e junto com todo o
exército aproximar de Davi enviando a seguinte mensagem:
“A quem pertence a terra? Faze um acordo comigo e eu te ajudarei a conseguir o
apoio de todo o Israel” (2Sm 3.12).
Davi aceita o acordo com a seguinte condição, ter de volta sua
primeira esposa Mical, filha de Saul que lhe foi tomada e dada por Saul à
Paltiel, filho de Laís. É bom lembrar que Davi já tinha duas mulheres: Ainoã,
de Jezreel, e Abigail, viúva da Nabal, o carmelita. (Mical, mulher que Davi
amava).
“Entregue-me
minha mulher Mical, com quem me casei pelo preço de cem prepúcios de
filisteus”. (2Sm 3.14).
História narrada em (1Sm 18.20ss). Saul pediu cem prepúcios (pele que prende a glande
do pênis, palavra latina que significa cortar ao redor) de filisteus,
Davi trouxe duzentos.
Is-Bosete mandou que tirassem Mical de seu marido e entregasse à
Davi. Paltiel foi atrás dela chorando até uma cidade chamada Baurim. Ali Abner
ordena a Paltiel que volte para casa, e ele voltou (2Sm 3. 15,16).
Depois disto Abner negocia com todo o povo de Israel a aliança com
Davi e celebram com um banquete (2Sm 3.20). Quando Abner despede de Davi é
assassinado por Joabe, comandante de Davi em vingança a morte de Asael, seu
irmão (2Sm 3.22ss).
Davi amaldiçoa Joabe, e o obriga a seguir chorando à frente do
funeral de Abner que foi enterrado em Hebrom.
Davi aclamado
rei em Hebrom – (2Sm 5.1-3; 1Cr 11.1-3).
“Todas as
tribos de Israel foram dizer a Davi, em Hebrom: ‘Somos sangue do teu sangue ou
em hb (teu osso e tua carne). [...]’.
Então todas as
autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom: o rei fez um acordo com eles em
Hebrom perante o Senhor, e eles ungiram Davi rei de Israel”.
Este é o histórico que dá origem ao salmo 133. Um outro contexto
possível é no entronamento do rei Salomão, porém aqui Davi já está bem
debilitado.
O salmo é conhecido como salmo dos degraus/salmo dos
peregrinos/ainda salmo de romaria.
O salmo exalta a qualidade de um viver em união – bom e agradável.
(capaz de agradar, de satisfazer).
Existem coisas que são agradáveis, mas não essenciais; outras que
são boas, mas não satisfatórias. viverem unidos os irmãos é bom e agradável.
Pode-se acrescentar, desejável.
Uma comunidade progride quando existe um só coração, uma só alma e
um só interesse. Isto é válido também para a vida conjugal.
O salmo retrata a comunidade de Israel reunindo periodicamente no templo
(Páscoa, primícias e pentecostes). Havia uma contagiante alegria quando recebia
a comunicação, que era época de ir à Casa do Senhor (Salmo 122); saíam em
procissão cantando e dançando.
O salmista usa figuras conhecida do imaginário judaico para
descrever a união:
óleo precioso, azeite
perfumado, usado para ungir os sacerdotes (Êxodo 30.22ss).
Ao referir ao sacerdote Arão, - indica que o sacerdote é aquele
responsável por conservar o povo unido e em comunhão como Senhor, mas é também
responsabilidade do crente ser promotor da união. Todos são chamados para o
ministério da pacificação.
Todos os crentes são ungidos ou batizado no Espírito Santo – o óleo
é figura do Espírito Santo que todos recebem no momento de sua conversão.
A segunda
figura é o orvalho do Hermom – Naquela região árida, o orvalho faz os
campos florescerem e produzirem boas colheitas. O monte Hermom é o mais alto de
Israel.
Uma atenção especial para a expressão desce; três vezes ela é repetida
para explicar o sentido da união:
a) Irmãos
unidos é como óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba de Arão,
b) ... e desce para a gola
de suas vestes.
c) como o
orvalho do Hermom que desce
sobre os montes de Sião.
Qual o
resultado da união? BENÇÃO!
“Ali, ordena o
SENHOR a sua benção e a vida para sempre.
“Ali” =
Jerusalém
“Ali” = Igreja
“Ali” = Lar
Onde se vive a união,
Deus ordena a sua benção e a vida para sempre.
Cântico
Oh com bom e
quão maravilhoso é, que os irmãos vivam em união.......
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