sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

BREVE HISTORICO SOBRE CHARLES EARL COMPTON JR.




Charles Compton dedicou muitos anos de sua vida como missionário em Mato Grosso, mais especificamente em Dourados, Rondonópolis e Cuiabá. Foi o missionário Charles Compton que adquiriu a área onde hoje está localizado o templo da Igreja Batista Memorial em Dourados.
Julga-se também que seja o responsável pela compra de um pequeno transporte para uso do pastor Jonathan no serviço pastoral da PIB-Cuiabá, relata Ben Hope:
“Num certo ano, no dia de natal, apareceu na casa pastoral da PIB uma moto, “Vespa”, zero quilometro”.  Sabendo que havia na igreja somente uma pessoa capaz de fazer tal doação; Jonathan foi indagar ao Charles, que ignorou conhecimento de tal feito e apenas respondeu: se fosse eu, pegaria e usaria na obra. Assim ficou.

Outro caso pitoresco ocorreu em uma viagem no interior do Estado quando a barra da direção da Kombi quebrou. Charles pediu ao pastor Ary Aníbal, que era forte, tomasse ao lugar da barra de direção até a próxima cidade.  

Charles era piloto de um pequeno avião, precisava ter coragem para voar com ele pois aterrissava em qualquer lugar. Sempre ao chegar no aeroporto, desmontava o avião, colocava-o na Kombi e seguia para sua residência.

Dois fatos curiosos. O primeiro foi um tapa que deu na face do irmão Laureano, membro da Igreja Batista Calvário, que dormia em um culto no qual Charles pregava. Outro fato foi o de levantar pelo colarinho um irmão que falava contra pastor. Charles com quase dois metros de altura, levantou-o colocou sobre um banco para conversar no mesmo “nível”.

Pastor Charles Earl Compton Jr. Nasceu no dia 09 de Julho de 1.923 em Fort Worth, Texas. Como soldado, de 1943 a 1946, lutou na segunda guerra, nos campos da França. Veio para o Brasil no ano de 1.950, depois de pastorear durante 2 anos uma igreja no Texas. Antes de conhecer o Brasil, ele já sentia sua chamada para o Mato Grosso. Sua visão se voltou sempre para uma ligação de Mato Grosso com o Oeste brasileiro. Em Cuiabá foi membro da PIB.

Destacou-se por um desprendimento, planejamento, bravura e visão das fronteiras a serem conquistadas. Nem mesmo a enfermidade o fez ensarilhar a espada. Se alguém lhe falava do perigo de morte, respondia: “Estou salvo e preparado para o Céu”.

Foram 22 de anos de serviço ao Reino de Deus. No dia 09 de outubro de 1.972 faleceu com 49 anos quando viajava pela rodovia Cuiabá-Rondonópolis, em Variante da Missão, sofreu trágico acidente. Socorrido, chegou com vida em Rondonópolis.

Na realidade ele já tinha feito o percurso, deixando escondido no cerrado alguns equipamentos que voltaria para buscá-los. Chegando em Jaciara solicitou emprestado da missionária Ana Woollerman o automóvel para realizar o fatídico retorno.

Ao ser interrogado, tirou seus documentos e disse mais ou menos isto: “Sou pastor Charles Compton, comunique Aeroporto em Cuiabá”. E logo em seguida faleceu.

Um comentário: