sábado, 1 de fevereiro de 2020

A EXISTÊNCIA DE YHWH (DEUS)


Jurandir Marques – Professor de Filosofia, IPES/Tangará da Serra/MT

Os escritores bíblicos não preocuparam em apresentar provas da existência do Eterno. O pentateuco começa relatando um Deus em ação: No princípio, criou Deus os céus e a terra...”. Ação é atitude de um ser.
No campo da filosofia existem alguns argumentos extraídos da história por Immanuel Kant (1724-1804), afirmando de que há somente três provas da existência de YHWH a partir da razão especulativa. Porém refuta-os, alegando que como absoluto, não aparece como fenômeno (ou seja, no tempo e no espaço). Sendo que segundo ele, todo conhecimento obedece aos limites da razão, e tem como um os seus atributos o entendimento fundado na regra da causalidade.
Os argumentos apresentados são: a) Cosmológico, este argumento fundamenta-se no estagirita, Aristóteles (348-322 a.C) com seu argumento do “primeiro-motor”. No século XVI, Tomás de Aquino retoma este argumento e o filósofo alemão Leibniz no século XVIII. Este argumento conclui a existência de um ente necessário a partir da existência em geral. De acordo com Tomás de Aquino, “se algo existe, deve existir um ente absolutamente necessário” pois toda coisa deve ter uma causa absolutamente necessária, que será chamada de YHWH. A existência de uma causa primeira de todas as coisas é necessária uma vez que todo efeito tem causa.  Sem causa não haverá efeito, portanto, se não existisse a causa primeira chamada YHWH, simplesmente não haveria as coisas.
b) Ontológico, argumento surgido e desenvolvido na Idade Média por Anselmo (1033-1109), retomado por Renê Descartes (1596-1659). Encontra fundamento no princípio de que um ser perfeito teria, necessariamente, a existência como um de seus atributos. Segundo Descartes, tudo aquilo que concebemos como essência ou parte de uma coisa é verdadeiro. A existência é parte da essência de um ser perfeito, ou seja, a existência é a verdade de um ser perfeito; a partir dessa observação, conclui-se que um ser perfeito existe. A afirmação segundo a qual a existência é parte da essência de um ser perfeito traz implícito o argumento central da prova ontológica, qual seja, a existência é uma propriedade ou qualidade, e como tal deve ser parte integrante do ser perfeito: todas as perfeições pertencem à essência de um ser perfeito, e como a existência é uma perfeição, a existência pertence à essência do ser sumamente perfeito.
c) Físico-teológico é um desenvolvimento da função especulativa aristotélica e influenciou diversas correntes do pensamento, constituindo hoje uma das bases de princípios religiosos fundamentalistas e criacionistas. Sua origem se encontra na percepção de que existe uma ordem e uma harmonia no mundo, o que exigiria um princípio ordenador, que só poderia ser encontrado em alguma forma de inteligência superior, design inteligente,  um “arquiteto” do universo

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