quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

JESUS, O NAZARENO

Texto: João 18.4-8

O profeta Miquéias (5.2) profetizou que Jesus nasceria em Belém.
Os evangelhos confirmam: Jesus nasceu em Belém (Mt 2.1;Lc 2.4,15).
Por que então ele é chamado de nazareno?

José e Maria moravam na cidade de Nazaré, mas eram natural de Belém, cidade de Davi, pois ambos descendiam da família de Davi.

As profecias anunciavam que o MESSIAS viria da descendência de Davi: (Is 11.1; Jr 33.15; Ez 37.24; Os 3.5)

Cesar Augusto, o primeiro imperador romano, decretou um alistamento com o propósito de recrutamento militar e coleta de imposto. Os judeus não serviam o exército romano, mas contribuíam com os impostos.

José e Maria foram forçados a longa viagem para pagar seus impostos. Viagem de 112 km aproximadamente, grávida e sobre lombo de jumento. Metade da distância Tangará – Cuiabá, aproximadamente.  

Lá chegando, possivelmente ao entardecer, não encontraram nenhuma estalagem para passar a noite, somente um estábulo.

José e Maria não estavam fazendo a vontade de Deus. Para a palavra profética se cumprisse. Miquéias no ano 704 a.C anunciou o local do nascimento do Messias. Houve tempo mais que suficiente para preparar uma boa estalagem para o casal, José e Maria.  Porém lá chegando, nada.

A verdade é que, mesmo fazendo a vontade de Deus, não nos é dada a garantia de uma vida confortável, mas recebemos a promessa de que tudo, até mesmo nosso desconforto, tem uma grande importância no plano de Deus.

Deus controla a história e nada pode frustrar os planos de Deus. O decreto de Cesar Augusto foi o meio que Deus usou para que José e Maria retornassem a Belém para o nascimento do MESSIAS como profetizado por Miquéias 5.2.

De Belém para Jerusalém

O Messias nasce, segundo alguns em 1° de abril de 5.a.C. Quando os magos chegam o Messias está em Jerusalém, (4° a.C). Após a visita dos magos, um anjo orienta José fugir para o Egito porque Herodes o Grande deseja matar o menino segundo uma profecia de Jeremias 31.15

O senhor Jesus permanece no Egito até a morte de Herodes que ocorreu entre um ou dois anos de exílio do MESSIAS. Herodes morre de uma enfermidade incurável. Tentou frustrar os planos de Deus, mas não conseguiu.

Do Egito para Nazaré

Na realidade, José desejava retornar para os domínios de Israel, entretanto com Arquelau reinava nessa região e José teve medo de ir para lá, e foi viver em uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelo profeta: “Ele será chamado nazareno”. (Is 11.1). A expressão “renovo” no hebraico, assemelha-se à usada para nazareno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário