quinta-feira, 8 de dezembro de 2011



Diferença entre Tradicional e Pentecostal.

Irmão a diferença básica entre pentecostal e tradicional esta na interpretação dos dons espirituais, em particular o dom de profecia e de línguas e do momento em que ocorre o batismo com o Espírito Santo.

Para nós tradicionais históricos (Batistas, Presbiterianos, Metodistas, Congregacionais, Luteranos, etc), entendemos que o batismo com o Espírito Santo ocorre no momento da conversão (At 19.2).

 Já pentecostais/neo pentecostais, aceitam como uma segunda benção, ou seja: Há o batismo nas águas e depois o batismo com Espírito, tendo como evidência o falar em línguas.  

No Brasil os pentecostais são representados pela Assembléia de Deus e Congregação Cristã no Brasil, Batista Nacional - O surgimento desses grupos é chamado por alguns estudiosos das religiões de primeira onda.

 segunda onda vem representada pelo surgimento da Igreja Quadrangular, Brasil para Cristo, Deus é Amor e Casa da Benção.

A partir da década de 70 surge o movimento conhecido como neo pentecostalismo, ou seja, terceira onda: Universal do Reino de Deus,Internacional da Graça, Sara Nossa Terra, Mundial do Poder de Deus, Renascer,ADNA entre outras dezenas. 

As neo pentecostais são flexíveis nas questões usos e costumes (roupas, tv, corte de cabelos). São proselitistas (tiram membros de outras igrejas). Tem uma pregação simplista, (não preocupam com fundamentação teológica). Dão ênfase na teologia da prosperidade  e no uso da mídia. Estimulam o crente a ver o Evangelho como um caminho para o bem estar aqui e agora ao contrário do pentecostalismo clássico que adotam uso e costumes e uma vida asceta.

A boa notícia é que ultimamente as Igrejas tradicionais voltam a ganhar terreno. Os neo pentecostais estão desgastados pelos constantes escândalos e brigas entre seus líderes.

Mas infelizmente cresce também o grupo dos "desigrejados". É grande o número de jovens entre 20 e 30 anos que estão abandonando a fé, decepcionados com a igreja contemporânea, com o testemunho dos pais que não associam a teoria com a prática. Falta de fundamentação bíblica. Os cultos mais parecem reuniões sociais sem ensino. Alguns, é possível, nunca passaram por uma real conversão. Outros por adotarem uma religião sem compromisso com evangelismo, EBD, e culto, vida santificada.

Porém a experiência também atesta de que quando estes jovens chegam à maturidade (casamento, filhos, estabilidade profissional), tendem a voltar para o caminho do Senhor.

Pastor Jurandir Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário