sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

O Reino já chegou, o Reino está chegando



Escatologia trata-se do estudo das últimas coisas. Esta terminologia predominou a partir do século XX. Este tema sempre esteve envolto em grande complexidade e curiosidade que levou alguns escritores bíblicos a fazerem algumas afirmações:

a.    Moisés – “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Dt 29.29)
b.    Daniel – “Ouvi, porém não entendi; então, eu disse: meu SENHOR, qual será o fim destas coisas.” (12.8). E o SENHOR respondeu (v.9) “...estas palavras estão encerradas e seladas até o tempo do fim;”. 
Os estudos proféticos e escatológicos parecem estar coincidindo com o final dos tempos. (Shedd).

O primeiro ponto dentro do estudo escatológico é o Reino de Deus. Tema abordado frequentemente pelo Senhor Jesus (MT. 12:28. A entrada no Reino passa pelo arrependimento. Mc 1. 14,15 - Arrepender, significa em português “ser penitente de novo”, tradução da palavra grega metanoeo, “mudar de mentalidade/pensamento”. 

O paralelo em hebraico é shub (120x no AT) tem o sentido de voltar a Deus. No contexto da conversão, aponta para uma mudança radical de vida em consequência da fé colocada em Cristo (At 3.19;26.20; 1Ts 1.9). 

Todos devem nascer de novo (Jo.3.3). A expressão de novo (anõthen) tem três significados: 

a) “de cima” (Jo 3.31);

b) “desde do início” (Lc 1.3; At 26.5);

c) “de novo” (Gl 4.9). A tradução que mais aplica ao arrependimento é “De cima”.(Mc 9:1; Lc. 13.18 – 20; Jo. 3.3). 

O significado básico de Reino é governo de Deus. Não em um sentido geográfico, mas como uma noção dinâmica.
Reino de Deus é um governo dinâmico, um governo em ação (Sl. 145.13; Dn. 2,44). Daniel diz que nos tempos dos reinos humanos, (Tibério Cesar, Pôncio Pilatos e Herodes), Deus estabelece o reino dos Céus.

O Credo Apostólico menciona a ocasião do sofrimento de Cristo” sob Pôncio Pilatos”, e Lucas toma grande cuidado em dar a data humana da vinda de Cristo, ou do Reino. Lc 1.5; 2.2; 3.1,2

REINO DE DEUS NO VT

No VT, Deus é visto como soberano sobre todas as coisas. “O Senhor reina... O grande Rei sobre todos os deuses" (Sl. 93.1; 95.3). Porém, o Reino de Deus sempre enfrentou resistência. O inimigo conduziu toda a humanidade a rebelar contra Deus (Gn.3). As nações vivem em idolatria e impiedade (2 Reis 17.29). Porém, Deus estabelecerá o seu Reino apesar de toda oposição (Is. 2.1-5; Zac. 14.9s).

O dia do estabelecimento é conhecido como Dia do Senhor que é uma expressão associada com o Reino messiânico (Is. 4.2; 9.6s).
O Messias que procedeu do trono de Davi será o grande governador (1Cron 17.11-14; Sl.72) e através dele o Dia do Senhor virá em juízo para as nações e libertação do povo de Israel (Ml 3.1ss). 

Continua........

Nenhum comentário:

Postar um comentário