segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reflexão denominacional



Crescimento Evangélico
Segundo o  pastor Parrish Jácome, diretor executivo da União Batista Latino Americana (UBLA), os evangélicos estão crescendo percentualmente, mas sem que isso influencie de maneira decisiva em mudanças na sociedade.
Como estrutura e organização tem-se uma presença nos países, mas não consegue ser uma voz na sociedade. O México com 80 milhões de habitantes. tem quase 1.500 igrejas batistas, a Argentina 800 igrejas.
As assembleias nacionais apresentam um esvaziamento de mensageiros. Ainda que possa haver mais igrejas, há menos gente nas assembleias.
As convenções não conseguem fazer conexão com o que as igrejas estão demandando, com o que a sociedade está requerendo.
A voz da convenção está muito distante da realidade, ainda que haja assembleias a cada ano, a presença seja muito limitada. (realidade no México e Argentina).
Nas décadas de 70 a 90 as convenções ocupavam destaque na liderança evangelística e plantação de igrejas. Era uma presença forte. Hoje já não é assim, as igrejas cresceram, têm suas próprias ênfases, seus próprios programas, desafios e algumas veem a convenção como algo que não atende suas expectativas.
Muitas contribuem financeiramente, participam em alguma atividade, mas não tem nenhum compromisso firme e claro com o trabalho cooperativo.
Os problemas contemporâneos tais como drogas, homossexualismo, lesbianismo, corrupção, prostituição deveriam estar incluído na pauta da igreja.
 Vivemos estes problemas, em parte, devido a governos de linha pluralista, humanista, muito mais ligados com a defesa dos direitos humanos, ainda que estes direitos atropelem outros.
Existem projetos que estão dando certo em outros países e que poderiam ser aplicado em nossas igrejas, tais como: Celebrando a Recuperação, AA/NA com princípios bíblicos.
Precisamos admitir a triste realidade: as drogas estão afetando as famílias cristãs. Não podemos como igrejas permanecer indiferentes.  
Jurandir Marques

Um comentário:

  1. Grande Pastor Jurandir Graça e Paz,

    Além de tudo isso, uma dura realidade, vemos cada vez mais um distanciamento da centralidade do evangelho, pessoas sendo cada vez mais amantes de si mesmas, e o amor se esfriando, mas um coisa podemos fazer, nos unir e voltarmos a orar intensamente em favor do verdadeiro evangelho em nossos dias.

    Grande abraço,

    att.
    Pr. Fábio Luiz Dal Posso
    Comunidade Discípulos de Jesus - Nova Olímpia

    ResponderExcluir